Conhecendo a Norma
A norma regulamentadora NR-13, estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.
Isto significa que toda a empresa que tem vaso de pressão em sua unidade está obrigada a cumprir, no mínimo, o que está estabelecido na NR-13. Basicamente a norma NR-13 estabelece a inspeção periódica, ou mais conhecida como inspeção NR-13.
Para adequar a NR13 é necessário:
O laudo de inspeção NR13 é um documento técnico legal e obrigatório, realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Mecânico) e tem como conteúdo:
- Registros das inspeções
- Inspeção visual
- Medições do equipamento
- Apontamento de não conformidades (se aplicável)
- Relatório fotográfico
- Sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável) de equipamentos
Faz parte integrante do Laudo de NR13, a ART(CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.
Benefício da Inspeção NR-13
A inspeção visa evitar riscos de rompimento e explosão de compressores, autoclaves, vasos de pressão e caldeiras, garantindo a seguridade dos trabalhadores.
A não execução da Inspeção pode trazer sérios riscos a todos os funcionários, além de multas pesadas e interdição da empresa por falta desse relatório.
Os equipamentos que necessitam de inspeção e laudo de NR13 são:
- Compressores – São equipamentos que tem o objetivo de acumular e aumentar a pressão de um fluido no estado gasoso, como por exemplo ar e vapor de água.
- Caldeiras – São equipamentos que possui a função, dentre muitas, de produzir vapor através do aquecimento da água.
- Autoclaves – São aparelhos utilizados para esterilizar materiais através do calor úmido sob pressão e em alta temperatura.
- Boilers e acumulador de água sob pressão – Possui função similar a de uma caldeira que é acumular água em alta temperatura e pressão.
- Tubulações