Conhecendo
O teste hidrostático é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. Para realiza-lo, se utiliza um equipamento que preenche todo o sistema com líquido pressurizado. Além de identificar falhas em tubos e vasos de pressão, o teste hidrostático também aponta defeitos em extintores, caldeiras e mangueiras. A avaliação permite a identificação de falhas e vazamentos em partes do sistema, corrosão, tubulações rompidas ou trincadas e um diagnóstico preciso do desempenho do sistema.
Cuidados ao realizar um teste hidrostático
Utilizar uma bomba de teste hidrostático de qualidade é fundamental para a precisão no procedimento e para sua segurança. É importante ressaltar que para realizar o procedimento em tubulações de gases inflamáveis, o sistema deverá estar fora de serviço e limpo. Além disso, optar por um equipamento de alta qualidade, ultima geração e assistência técnica especializada, significa ter melhores resultados e mais segurança.
NR 13
Mais do que garantir a eficiência de um sistema, o teste hidrostático é uma exigência técnica da NR 13. A norma regulamentadora 13 estabelece os requisitos mínimos para segurança e saúde dos trabalhadores a partir da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento. Ela abrange diversos aspectos, como instalação, inspeção, operação e manutenção, entre eles, o uso da bomba de teste hidrostático com comprovação documental.
Bomba para teste hidrostático
O equipamento é usado em sistemas de ar comprimido, calefação, hidráulicos, vapor, refrigeração, instalação de óleo, sprinklers, recipientes sobre pressão e na construção de caldeiras.
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO